Indústria hoteleira discute futuro dos negócios
A iminente realização de grandes eventos esportivos – a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016 – cria infinitas oportunidades de negócios para a hotelaria brasileira. Mas, igualmente, enormes desafios, objeto de discussão no Conotel 2011 – 53º Congresso Nacional de Nacional de Hotéis, dias, 8, 9 e 10 de novembro.
O cenário nunca esteve tão favorável ao crescimento do setor hoteleiro no Brasil, ante a realização de dois megaeventos que deverão, pelo menos, multiplicar por dois a demanda nos próximos cinco anos. Mas, se isso gera negócios, lança, também, enormes desafios, em termos que qualidade e, consequentemente da imagem do setor nos mercados internacionais. Assim é que se justifica a escolha do tema central do Conotel 2011: “Hora H: O Momento da Hotelaria Brasileira”.
“O que, afinal, os meios de hospedagem devem fazer para atender às cerca de 50 milhões de pessoas que se somaram à base de consumidores, por conta da recuperação da economia do país, nos últimos dois anos? Como, afinal, enfrentar a superdemanda gerada pelos megaeventos esportivos? A expressão ‘agora ou nunca mais’ nunca se aplicou tão bem ao setor quanto neste momento. Nós também estamos envolvidos num jogo e o mundo todo nos observa: não podemos errar. É preciso estudar cada lance, cada tacada, para não perdermos ponto”, analisa o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Enrico Fermi. A importância do momento, segundo ele, justifica o fato de o Conotel 2011 estar convidando, para o debate, alguns dos mais importantes conferencistas, nacionais e internacionais, capazes de identificar oportunidades e propor avanços no processo de gestão dos meios de hospedagem.
Dentro do espírito de compromisso com a qualidade, a programação, cuidadosamente elaborada pela Comissão Técnica, seleciona os temas das conferências e sessões plenárias rigorosamente de acordo com as áreas de interesse das empresas do setor, tomando o cuidado de contemplar aspectos técnicos no que se refere à gestão, de processos e pessoas. Mas também não descuida dos aspectos ambientes – preocupação crescente no setor – e sociais, com forte ênfase no aspecto ambiental.
Na pauta, temas tais o cenário econômico, turismo receptivo, qualificação profissional e empresarial, comercialização e marketing, modelos de financiamento, entre outros. Mas, além das sessões plenárias, elaboradas por consultores e especialistas do setor, o evento prevê a realização de atividades paralelas, tais como o ciclo de workshops, sessões técnicas, cursos e rodada de negócios, promovidas, em conjunto, pelas entidades apoiadoras do evento e instituições de ensino. Nesta edição, a programação prevê, ainda, passeios turísticos e visitas técnicas, com destaque especial para a Noite da Hotelaria, na qual o desafio é superar os momentos inesquecíveis das últimas edições do evento.
A grande novidade, no Conotel 2011, é a volta do evento para São Paulo, o que Fermi explica pela necessidade de buscar maior aproximação estratégica com as principais lideranças do maior centro econômico do país, além de possibilitar a presença dos mais representativos executivos e dirigentes da hotelaria nacional.
PROGRAMAÇÃO BÁSICA
DIA 08/11/11
ABORDAGEM POLÍTICO-ECONÔMICA
11h00 às 12h30 – Cerimônia de Abertura
Conteúdo: quatro Temas (Pleitos da Hotelaria)
12h30 às 14h30 – Brunch
14h30 às 16h00 – Sessão I: Papel do Governo
Tema: “Competitividade do destino Brasil frente à realização dos Megaeventos”
16h00 às 16h30 – Coffee-Break
16h30 às 18h00 – Sessão II: Cenário Econômico
Tema: “Impactos do Cenário Econômico na Hotelaria Brasileira”
DIA 09/11/11
ABORDAGEM ESTRATÉGICA-OPERACIONAL
09h00 às 10h30 – Sessão IV: Qualificação Profissional e Empresarial
Tema: “Capacitação, Treinamento e Práticas para Atração e Retenção de Talentos”
10h30 às 11h00 – Coffee-Break
11h00 às 12h30 – Sessão III: Turismo Receptivo
Tema: “Visão Internacional do Turismo Receptivo no Brasil: Perspectivas e Oportunidades”
12h30 às 14h30 – Brunch
14h30 às 16h00 – Sessão V: Comercialização e Marketing
Tema: “Ferramentas de Comercialização e Marketing em um Mercado Super Demandado”
16h30 às 18h00 – Sessão VI: Perfil de Consumo
Tema: “Preparação da Hotelaria para o Consumidor Contemporâneo”
DIA 10/11/11
ABORDAGEM MERCADOLÓGICA-INVESTIMENTOS / INVESTMENT DAY
09h00 às 10h30 – Sessão VII: Placar da Hotelaria 2015
10h30 às 11h00 – Coffee-Break
11h00 às 12h30 – Sessão VIII: Tendências do Novo Ciclo de Desenvolvimento Hoteleiro
12h30 às 14h30 – Brunch
14h30 às 16h00 – Sessão IX: Viabilização Financeira de Hotéis
16h00 às 16h30 – Coffee-Break
16h30 às 18h00 – Sessão X: Boas Práticas de Investimento Hoteleiro
Mais informações: www.conotel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário