Em 2009, o Projeto Coral Vivo firmou parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, para a criação do Parque Natural dos Corais. Desde então esta parceria só tem dado bons frutos, como o futuro Centro de Visitantes do Parque dos Corais, atualmente em construção na Rua das Pedras.
Projeto Coral Vivo – O Projeto Coral Vivo iniciou suas atividades em 2003, trabalhando com pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais e das comunidades coralíneas brasileiras, atuando de forma integrada, multidisciplinar e multi-institucional. Tem foco em três vertentes: geração de conhecimento (pesquisa); ensino e educação ambiental; e sensibilização e mobilização da sociedade. Em 2006, o projeto integrou-se à Associação Amigos do Museu Nacional (Samn), organização não governamental sem fins lucrativos localizada no Rio de Janeiro.
Na área de pesquisa, o Projeto apóia e realiza estudos que possam subsidiar a gestão de unidades de conservação e a compreensão das relações da sociedade com os ambientes de coral. Na área da educação ambiental, realiza parceria com professores da rede pública, agentes de turismo e ainda capacita universitários através de programas de estágio. No âmbito da mobilização social, organiza atividades como visitas monitoradas às bases de pesquisa do Coral Vivo, produz vídeos educativos e de sensibilização, publica jornal trimestral (Coral Vivo Notícias), entre outras ações.
Centro de Visitantes do Parque dos Corais
Espaço multimídia levará o mar de Búzios para a Rua das Pedras
Em breve, monitores sensíveis ao toque, projeções em alta definição, imagens subaquáticas e ambientação prometem levar o visitante para um inesquecível mergulho no mar de Búzios, sem sair de terra firme.
Desde o final de maio, o Projeto Coral Vivo iniciou as adaptações para a instalação do Centro de Visitantes do Parque dos Corais na casa da Colônia de Pescadores Z-23. Esse novo espaço pretende mobilizar turistas e população local para conservar a biodiversidade marinha da região e ressaltar a importância da preservação das comunidades de corais para a manutenção da vida nos oceanos.
O coordenador do Coral Vivo, Clovis Castro, conta que cada detalhe da casa está sendo minuciosamente trabalhado para promover o encantamento do público através de arte, tecnologia e interatividade. Por isso, toda a equipe contratada para a reforma é monitorada de perto pela equipe local do Projeto, que já conta com um gerente, um biólogo e uma educadora ambiental:
-Depois dessa etapa inicial, quando a parte de infra-estrutura estiver finalizada, começa a montagem da cenografia e ambientação do Centro, que terá quatro telas interativas, projeções sincronizadas, fotos iluminadas, animações e um grande aquário na entrada – diz Clovis.
Para desenvolver esse projeto inovador o Coral Vivo conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, da criatividade e inovação da SuberUber: produtora que tem em seu currículo outras instalações de prestígio, como o Museu da Língua Portuguesa (SP), a sala interativa do Centro Cultural da Justiça (RJ) e o Memorial de Minas Gerais (MG). O conceito visual desenvolvido por eles é inspirado nos pólipos de corais, que juntos formam um mosaico de imagens e informações sobre conservação, educação ambiental, pesquisa, oceanografia e ambientes marinhos.
O Centro de Visitantes do Parque dos Corais é operado, de forma independente, pelo Coral Vivo e a previsão para inauguração é em setembro. Essa iniciativa faz parte de parceria firmada entre o Projeto, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e tem o apoio da Colônia de Pesca Z-23de Búzios, SEA/INEA, sem os quais não seria possível a implementação.
A Prefeitura de Búzios, gestora do parque natural dos corais, tem dado todo apoio ao projeto, o espaço para as instalações e logística quando necessária. Todos esperam com grande ansiedade a inauguração desse novo espaço ambiental, cultural e educacional no Balneário.
Fonte: Comunica Búzios
Nenhum comentário:
Postar um comentário