Reprodução da matéria publicada no Jornal Primeira Hora, edição nº 1422 (16/07/2011)
Convênio com o setor energético prevê a utilização de rede digital e novas energias renováveis
Uma cidade projetada para ser referência em consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina. Esta é a proposta para o município de Búzios, selada em convênio assinado nesta segunda-feira (11) no Palácio Guanabara, entre o Governador Sérgio Cabral, o prefeito Mirinho Braga, e o presidente da Endesa Brasil e da Ampla (distribuidora de energia), Marcelo Llévenes, com presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno e do presidente do Conselho de Administração da Endesa, Mário Santos.
Denominado “Cidade Inteligente”, o projeto prevê obras de conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente e eficiente, capaz de integrar toda a geração existente. Entre os benefícios que serão oferecidos à cidade e aos buzianos, estão a possibilidade de aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo; a utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública; maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo um controle do consumo por aparelho em tempo real; além de uma rede de distribuição mais eficiente com sistemas de controle automáticos, reduzindo a duração da interrupção do fornecimento. A cidade receberá carros e bicicletas elétricas, dois postos de recarga de energia, além da criação de pontos de geração de energias renováveis (solar e eólica). As novas luminárias de LED, que comporão a iluminação pública, possuem microgeração eólica. Novas fontes de energia, renováveis, serão incorporadas à rede existente através da instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios públicos, bem como microssistemas eólicos no município que permitirão ao consumidor produzir e vender energia a partir de seu domicílio para as concessionárias distribuidoras de energia.
De acordo com Marcelo Llévenes, presidente da Endesa, grupo espanhol que controla a Ampla, o projeto “Cidade Inteligente Búzios” tem como objetivo demonstrar a viabilidade de um amplo conjunto de tecnologias avançadas e sustentáveis, para tornar possível um novo modelo de gestão energética, já existente em alguns locais da Europa, como Málaga. Ele afirmou que o desenvolvimento do projeto inicia neste segundo semestre, e para o verão a cidade já contará com algumas novidades. A implantação total requer dois anos de trabalho.
Búzios se destaca
Muito elogiada pelo governador Sérgio Cabral, a administração Mirinho Braga deu o destaque necessário ao município, para que Búzios fosse escolhido como primeiro local na América Latina a receber o projeto da “Cidade Inteligente”. Em seu discurso, o governador enalteceu o bom gosto da escolha, ressaltando a gestão do prefeito Mirinho Braga, que imprime qualidade de vida ao dia-a-dia dos buzianos.
Satisfeito com a conquista do projeto para a cidade, Mirinho agradeceu lembrando a importância desta implantação numa cidade que busca trabalhar um turismo de excelência, oferecido de forma profissional, com qualidade de serviços e infra-estrutura adequada.
Na quarta-feira (13), o prefeito, acompanhado do chefe de Gabinete, Rafael Mika, e do vereador Lorram da Silveira, viajaram à Málaga, na Espanha, a convite da Endesa Brasil, para conhecerem de perto o projeto da “Cidade Inteligente” implantado no local.
Governador promete implantar Cidade Digital em Búzios
Por sugestão do vice-governador e secretário de Estado de Obras, Luiz Fernando Pezão, Búzios se tornará em breve uma Cidade Digital, com cobertura total de internet gratuita. Proferida pelo vice em seu discurso durante a assinatura do convênio, a idéia foi imediatamente acatada pelo governador Sérgio Cabral, que prometeu iniciar já a sua implantação.
Fonte: Comunica Búzios
Nenhum comentário:
Postar um comentário