RIO - Confira alguns dados do setor de hotelaria, que está em franca expansão por conta dos preparativos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e onde se especializar:
- O Rio conta hoje com 25 mil quartos de hotéis nos padrões do Comitê Olímpico Internacional (COI). A estimativa é que sejam construídos outros 10 mil com o pacote para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 - quatro mil já foram aprovados pela Prefeitura do Rio. (Fonte: Prefeitura do Rio)
- Até 2014, a previsão é que sejam inaugurados 36 novos hotéis, 17 deles na capital. O investimento total beira os R$ 1 bilhão (Fonte: Prefeitura do Rio)
- Cada hotel deve gerar cerca de 200 empregos diretos. Cada novo quarto de hotel criado deve gerar cerca de quatro empregos no setor de turismo, sendo um direto e três indiretos (Fonte: ABIH-RJ)
- Formalmente, há 16.302 pessoas empregadas em hotelaria no Rio, segundo dados de 2009. A expectativa é que, com a Copa e as Olimpíadas, esse número dobre. (Fonte: Ministério do Trabalho)
- Em 2010, o Rio recebeu 1,61 milhão de turistas estrangeiros, 120 mil a mais que em 2009. Espera-se que, em 2020, esse total chegue a 2,3 milhões ( Fonte: Riotur)
- O setor de turismo é o quinto em geração de divisas e o 13º entre os que mais contribuem para a economia do país (Fonte: Embratur)
Como se qualificar:
- IBMR- O Centro Universitário IBMR oferece o curso de hotelaria em parceria com o Glion Institute of Higher Education, da Suíça. No curso de especialização em hotelaria, o aluno pode optar pela ênfase em marketing, RH ou gestão ambiental. Para mais informações, os interessados podem acessar o site do IBMR .
- ABIH-RJ - A entidade promove cursos como o de "Qualificação para recepcionistas", em parceria com o Senac. Outro projeto é a Escola Virtual dos Meios de Hospedagens, que passou a ser gerenciada pela ABIH-RJ em abril deste ano. A associação firma parceria com diversas entidades para cursos de especialização ou reciclagem para seus associados. Além disso, apoia projetos do Ministério do Turismo, como o ''Bem Receber Copa''. Informações no site da ABIH-RJ
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário