Escolhida para ser uma cidade referência em consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina, Búzios recebeu hoje técnicos da concessionária Ampla para a primeira vistoria técnica de desenvolvimento do projeto “Cidade Inteligente Búzios”.
O projeto prevê obras de conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente e eficiente, capaz de integrar toda a geração existente. Entre os benefícios que serão oferecidos à cidade e aos buzianos, estão a possibilidade de aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo; a utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública; maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo um controle do consumo por aparelho em tempo real; além de uma rede de distribuição mais eficiente com sistemas de controle automáticos, reduzindo a duração da interrupção do fornecimento. A cidade receberá carros e bicicletas elétricas, dois postos de recarga de energia, além da criação de pontos de geração de energias renováveis (solar e eólica).
Os técnicos foram recebidos no gabinete pelo prefeito Mirinho Braga, vice-prefeito Alexandre Martins e o secretário de Obras, Wilmar Mureb, que acompanharam o grupo durante a vistoria a alguns locais da cidade. A idéia é iniciar o projeto pela implantação de lâmpadas de LED na iluminação pública de toda a extensão da Estrada da Usina, entorno da Lagoa da Usina, Praça Santos Dumont, Orla Bardot e sede da Prefeitura. Até o verão estes locais já estarão com este novo tipo de iluminação.
De acordo com o técnico da Ampla responsável pela “Cidade Inteligente Búzios”, Orestes Castaneda, esta vistoria é o primeiro passo para a implantação do projeto.
- Estamos iniciando os estudos e pesquisas necessárias para o desenvolvimento da Cidade Inteligente, levantando custos, avaliando e preparando cada etapa desta grande empreitada que deve durar dois anos. Após a implantação das lâmpadas de LED, o que deverá ser feito até o verão, vamos transformar a sede da Prefeitura num prédio inteligente, no qual cada aparelho elétrico terá um medidor para manejo interno de consumo. Todos estes medidores são ligados à rede de internet, o que permite que sejam controlados à distância – explica.
Para o prefeito Mirinho Braga, que esteve na semana passada em Málaga, na Espanha, à convite da empresa Endesa Brasil (controladora da Ampla) para conhecer o projeto da Cidade Inteligente implantado no local, a proposta é de suma importância para Búzios, uma cidade que busca trabalhar um turismo de excelência, oferecido de forma profissional, com qualidade de serviços e infra-estrutura adequada.
A proposta de criação da Cidade Inteligente Búzios, foi selada em convênio assinado no último dia 11 no Palácio Guanabara, entre o Governador Sérgio Cabral, o prefeito Mirinho Braga, e o presidente da Endesa Brasil e da Ampla (distribuidora de energia), Marcelo Llévenes, com presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno e do presidente do Conselho de Administração da Endesa, Mário Santos.
Fonte: Comunica Búzios
Nenhum comentário:
Postar um comentário