quarta-feira, 29 de junho de 2011

Janice Kunrath é nomeada Conselheira da ABIH-RJ em Búzios


Após ser nomeada Conselheira na cidade de Armação dos Búzios da ABIH - RJ, Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do Rio de Janeiro, Janice Kunrath, fala da sua atuação como Conselheira Interina e as ações que serão desenvolvidas em prol do turismo local e regional.

1 – Quais são os desafios como conselheira da ABIH?

Assumir essa responsabilidade como conselheira  da ABIH RJ, representando Búzios, destino turístico consolidado, já é um grande desafio, para além de conseguir ampliar e fortalecer a imagem da ABIH na cidade e região, sensibilizando a imprensa e mobilizando a comunidade para respirarem turismo e se sentirem parte fundamental dessa cadeia, especialmente nesses próximos 5 anos, quando acontecerão os mega eventos mundiais, bem como, usar de estratégias e planos de ações a longo prazo visando dar continuidade a essa máquina potente que movimenta multidões nos pós eventos. Ser capaz de expressar e defender a entidade com eficiência propondo soluções, projetos concretos e inovadores para alavancar o crescimento do setor, tanto a nível municipal, regional e estadual.
2 – Em sua opinião, qual é a importância de Búzios como destino turístico no âmbito nacional?

Búzios é um dos 65 destinos indutores do turismo, sendo uma referência nacional. Na minha opinião tem sua grande importância pelos atrativos naturais preservados, mais de 23 praias paradisíacas, pousadas ehoteis charmosos, com atendimento personalizado e hospitaleiro, gastronomia artesanal com pratos típicos brasileiros e contemporânea com menus sofisticados, atendendo a todos os gostos, mergulho, surf e esportes naúticos são alguns dos passatempos dos moradores e turistas, a prática do golf em um dos melhores campos a nível nacional também é um esporte prazeroso muito praticado pelos visitantes, a península está localizada próxima ao maior núcleo emissivo de turistas, facilitando a chegada a cidade. Essas são algumas das muitas razões para conhecer essa cidade com jeito de aldeia de pescadores, onde os moradores se conhecem e levam a vida em outro fuso horário, tornando-se assim um destino famoso no Brasil.
3 – Quais são os principais pontos e gargalos a serem destacados no turismo de Búzios?

Os principais pontos que precisam ser melhorados são a infraestrutura de acesso municipal, melhor estrutura de saúde emergencial, pesquisa e monitoramento das questões que envolvem o turismo,  diversificação de eventos alavancadores para melhorar percentual de ocupação na baixa temporada, falta da estruturação dos roteiros turísticos, como por exemplo a rota escravocráta e maior divulgação dos patrimônios históricos, como por exemplo a Casa do Sino e a Igreja de Santana.
4 - Você poderia citar algumas realizações na sua gestão de interina? E também seus novos projetos como conselheira?

Enquanto estava na gestão interina, iniciei minha participação efetiva no grupo gestor como representante da ABIH juntamente com o conselheiro Egídio Kettermann. Realizei juntamente com minha equipe da Pousada a 1ª Edição da Expo Hotel Búzios Feira para Meios de Hospedagem, o evento foi direcionado aos profissionais e empresários dos segmentos de hotelaria e teve como objetivo fomentar novos negócios entre os empresários da região e fornecedores, bem como, através das palestras informar os hoteleiros sobre questões relacionadas a parte jurídica com o representante jurídico da ABIH -RJ o Sr. Paulo Henriques Barrros Bergqvist. Consegui trazer a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem para Búzios e região.  

Estamos dando continuidade realizando a 2ª Expo Hotel Búzios entre os dias 14 à 16/10/11 com várias presenças do trade já confirmadas, inclusive o nosso Presidente da ABIH Nacional Sr. Enrico Fermi Torquato. Estamos pretendo fazer um fórun com os secretários de turismo da região para discutir ações para captar e atender turistas que virão para os mega eventos, teremos várias palestras, workshops e seminários, sendo um deles o Programa Pequenos e Notáveis da ABIH, que visa a qualificação e gestão dos meios de hospedagem com até 50 Uh´s. Estamos em tratativas com o secretário de turismo para lançarmos a semana do turismo no período do dia mundial do turismo 27/09/11,  tema desse ano que trata do turismo e culturas, para estarmos envolvendo escolas municipais fazendo apresentações representando as culturas dos turistas que mais frequentam a península, buscando parceiros como cinema, passeios de barcos, circo, restaurantes com preços diferenciados aos moradores e turistas. Divulgar o dia do Hoteleiro entre todos os associados, bem como, criar ações mostrando a importância desse profissional na cadeia produtiva do turismo. Mobilizar os associados para a contratação de profissionais que cursam os cursos técnicos de hotelaria e eventos do IFF (Instituto Federal Fluminense) e das Universidades de Cabo Frio que tem nas suas grades curriculares os cursos de hotelaria e turismo. Captar cursos de qualificação de mão de obra nas áreas de governança, camareira, garçons, entre outros setores. Conseguir atrair os olhares das 160 nações que participarão da Rio+20 para Búzios e região, mostrando suas belezas e recantos preservados, captando novos pólos de turismo emissivo.
5 – Qual o principal público que visita Búzios (nacionalidade) e qual a média de ocupação hoteleira na baixa e alta temporada?

Por ter grande visibilidade internacional, o público que visita Búzios é bem diversificado, sendo os maiores emissores Argentina, Estados Unidos, Chile, Alemanha, Portugal, França, Itália e Israel, representando 85% do turismo internacional e do nacional os estados da Região Sudeste representam 80%, a Região Sul 10% e as demais regiões representam 10% da emissão de turistas. A média da ocupação hoteleira na alta temporada é de 95% e na baixa temporada cerca de 45%.
Janice Kunrath e Alfredo Lopes, Presidente da ABIH-RJ

Janice Kunrath e Cristiano Marques, Secretário de Turismo de Armação dos Búzios


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog